Tirando suas dúvidas – Cirurgia de catarata

Moderna cirurgia da catarata pela facoemulsificação

A catarata é a principal causa da cegueira. Não tem como ser evitada. Mas pode ser curada. E a cirurgia é extremamente avançada. O paciente  sai do hospital enxergando praticamente tudo. Satisfação maior do que essa não existe. Mas afinal, o que você sabe sobre a cirurgia de catarata? E o que sabe sobre a lente intraocular que substitui o cristalino, que é a nossa lente natural, por causa da catarata? Aqui respondemos algumas dessas perguntas. Procure tratamento no Hospital de Olhos do Paraná e veja se você  também já é candidato à cirurgia.

O olho todo é retirado na cirurgia de catarata?
De forma alguma. O olho permanece intacto, em sua posição normal. Isso é possível porque um instrumento cirúrgico extremamente delicado mantém o olho aberto. Assim, evita que o piscar interfira no trabalho do .
É usado laser para remover uma catarata?
A técnica mais utilizada no mundo para remoção da catarata é o ultra-som. Os lasers são usados em Oftalmologia em cirurgias de glaucoma, retina e para correção de miopia.
Como o remove a catarata?
A cirurgia moderna para a retirada total da catarata é chamada de facoemulsificação e a sua invenção revolucionou a Oftalmologia. A cirurgia é feita sob anestesia tópica. Não é necessário anestesia geral. Através de uma incisão muito pequena, inferior a três milímetros, é inserido um aparelho que irá “quebrar” a catarata em vários pequenos pedaços e aspirá-la, como se fosse um aspirador de pó.
O que é feito após a retirada da catarata?
Imediatamente após a retirada, uma lente intraocular (LIO) é inserida através da mesma abertura da córnea. Essa lente entra toda dobrada e somente dentro do olho é que irá será desdobrada, adquirindo exatamente a sua posição correta.
O tempo de recuperação após a cirurgia é demorado?
O pós operatório da cirurgia de catarata é bem tranquilo. Não fica internado, não precisa fazer dieta especial, não precisa evitar ler ou assistir jornal. Só terá que usar colórios prescritos de forma correta e evitar coçar os olhos.
Quanto tempo demora para a vista melhorar?
O paciente já sai do hospital enxergando muito melhor. As cores são mais nítidas, mais claras. Já é possível ler aquelas letras pequenas que só antes só ficavam visíveis com o uso dos óculos.
A catarata precisa estar “madura” para ser operada?
Não. Com as técnicas modernas mesmo catarata nos estágios iniciais pode ser removida e substituída pela lente intraocular, para que não interfira mesmo nas atividades mais simples de uma pessoa. É que pelos métodos antigos, a catarata era retirada através de um corte grande no olho, e em um único pedaço. Para que isso ocorre com sucesso era preciso que o centro da catarata estivesse bem duro. Ou seja, que ela estivesse “madura”. Hoje o pensamento é diferente.
Por que a moderna cirurgia utiliza a lente intraocular?
A lente intraocular irá substituir a nossa lente natural do olho que, com a idade, ficou opaca. Sem ela, seríamos obrigados a usar óculos bem grossos para enxergarmos razoavelmente.
Essa lente pode ser rejeitada pelo olho?
Não. As lentes intraoculares são fabricadas em material inerte, que não sofre rejeição por parte do olho.
Existem diferentes tipos de lente intraocular?
Sim. Porém, a mais usada no mundo é a Acrysof Restor. O Hospital de Olhos do Paraná trouxe essa tecnologia com pioneirismo para o estado.
No que essa lente difere das demais?
A lente Acrysof, por ser produzida em material acrílico, pode ser colocada dentro do olho por uma incisão inferior a 2,7 milímetros, sem provocar desconforto ao paciente, sem necessidade de pontos.
Existe uma lente que permita ver de longe e de perto sem o uso dos óculos após a cirurgia da catarata?
Sim. A Acrysof também fabrica lentes multifocais que corrigem a visão para longe e para perto.
O Hospital de Olhos do Paraná conta com uma unidade de orientação e tratamento da Catarata na qual são dados esclarecimentos completos sobre a doença e sobre as suas opções de tratamento.
Esta entrada foi publicada em Cirurgia de catarata, Facoemulsificação, Tratamento de catarata e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos

75 respostas a Tirando suas dúvidas – Cirurgia de catarata

  1. natalia disse:

    oi boa noite a todos!minha vò fez a cirurgia da catarata hoje mas ela disse que esta vendo tudo imbaçado isso e normal ou afetou alguma area do olho?por favor responda e muito importante estamos todos preocupados..obrigado

    • joelson disse:

      Oi
      A idade importa na operação de catarata?
      Porque meu avô se consultou e oftalmologista, e ele não operou ele só fez exame de vista e passou um ocolocos meu vô só enxerga com um olho e o outro a catarata está cobrindo sua visão,
      Oque ele pode fazer para voltar a enxergar ?

      Olá Joelson, o cirurgião solicita vários exames para conhecer a saúde geral da pessoa antes de definir uma data para o procedimento cirúrgico.
      Seria importante solicitar os esclarecimentos do especialista.
      Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
      Atenciosamente
      Assessoria de Imprensa

  2. josé de Fátima P.de Souza disse:

    Oi Dr. queria saber se é normal o que aconteceu comigo eu usava um oculos de 3.75 gral pra perto usei mais de 15 anos e agora voltei a encherga bem não presisei mais osar oculos pra perto, mais fiquei com a vista embarsada pra longe mi reponda por favor obrigado.

    Prezado José, sugerimos uma consulta ao oftalmologista. É necessário passar por exames apropriados para verificar a necessidade da troca de óculos ou correção de algum outro problema. Obrigado, por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.

  3. Fernanda Maia disse:

    Bom dia,
    Tenho 47 anos e fui operada de catarata subcapsular posterior (cortisônica) na última 3ª feira – 30 de abril, colocando a LIO Acrysof IQ. Antes, via uma névoa no meio do olho, depois da cirurgia, a névoa desapareceu, vejo razoavelmente bem de perto, mas a visão para longe está bastante desfocada. Vale ressaltar que nunca tive miopia ou outro problema para longe. Vejo, ainda, uma sombra na lateral externa do olho operado que, na revisão do dia posterior à cirurgia o oftalmologista disse ser edema da córnea e que desapareceria em 3 dias. Falou também que estava excelente. Passados os 3 dias, não senti melhora e venho perguntar o que ele quis dizer com “excelente” e se todos esses sintomas podem ser normais no pós-operatório.
    Obrigada,
    Fernanda

    • Prezada Fernanda,
      Sugerimos conversar com o seu médico de confiança. Certamente, ele saberá quais providências você deve tomar.
      Obrigado por visitar o blog do Hospital de Olhos do Paraná.
      Assessoria de Comunicação

    • VALTAIR disse:

      FIZ A CIRURGIA A 16 DIAS , E O SEU COMENTARIO É EXATAMENTE IGUAL AO MEU, GOSTARIA DE SABER COMO VC SE ENCONTRA , E QUAL FOI A SOLUÇÃO ENCONTRADA, ABSÇ

    • Paulo Mendes disse:

      Oi Fernanda, li sua postagem porque estava procurando casos parecidos com o meu e vi que não estou sozinho. Acabei de operar de Catarata, em Cuiabá. Estou com os mesmos sintomas. No meu caso parece um reflexo lateral da lente. É como se pudesse ver a espessura dela brilhando, entende? E voce, já melhorou?

    • Luiz Carlos disse:

      Fernanda, em Direito, costuma-se dizer: “eles protegem seus pares”. Nem ele, nem outro medico lhe dirá o que de fato ocorre. Curiosamente eu também operei de cataratas e sinto quase o mesmo problema. PERGUNTO ENTÃO: Você conseguiu resolver seu problema. Se, e espero que sim, conseguiu, quanto tempo levou e como ocorreu.
      Atenciosamente.

  4. Barbara disse:

    fiz operação da catarata com um profissional conceituado em 28/01 em SP MAS no dia seguinte vi no canto final do olho uma barreira. Falei com o cirurgião e ele me informou que é asim mesmo é a sombra da lente e que isso vai desaparecer para que eu não fique prestando atenção nisso. Esta semana fará 2 meses e ainda vejo esta barreira no canto do olho assim como dependendo da luz vejo brilho dourado reflexos (da iris eu acho) Dependendo de como olho vejo esta parede no final, se olho para os lados externo ou interno do olho não vejo a parede, somente de frente e depende. Isso é normal mesmo? Que coisa desagradavel.

    Olá Barbara,
    a recomendação é voltar a consultar seu oftalmologista e esclarecer suas dúvidas definitivamente.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  5. Edison Boaventura Jr disse:

    Gostaria de saber se uma pessoa que tem a retina descolada pode operar de catarata? Tem alguma contra-indicação?

    Olá Edison,
    Entre em contato pelo telefone (41) 3222-4222 e esclareça suas dúvidas.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  6. Anelise Oliveira disse:

    Olá, por gentileza preciso de uma opinião DR.
    Minha mãe tem 50 anos, fez cirurgia de catarata tem 10 dias, e a cada dia que passa ela está mais indisposta, sentindo muitos enjoos, e com muita sensibilidade a luz, na revisão feita com o médico, ele nos disse que isso não é da cirurgia, que ela deveria procurar um clínico geral. Porém, ela estava muito bem de saúde antes da cirurgia, e após passou a não sentir-se bem, o que o Dr poderia me dizer a respeito disso???

    Olá Anelise, normalmente a cirurgia da catarata não causa indisposição. O especialista deve ter feito os exames necessários e não deve ter diagnosticado nada de errado com a cirurgia, por isso deve ter indicado a consulta com um clínico geral. Vale a pena consultar para ter mais tranquilidade. Caso os sintomas não melhorem volte a consultar o oftalmologista.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  7. Judite disse:

    Olá Dr. tenho as mesmas sintomas as da BARBARA, queria uma resposta no minimo esclarecedora sff : é normal ou não estas sintomas?

    Olá Judite, como dizem “cada caso é um caso”. É impossível um diagnóstico preciso sem passar por exames detalhados a fim de esclarecer os sintomas. Ligue para o telefone (41) 3222-4222 e peça para conversar com um especialista em cirurgia da catarata. Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Ass. de Imprensa

  8. aguinaldo disse:

    Ola, fui operado do olho direito a 15 dias com resultados satisfatorios não sinto dores, minha visão esta bem melhor so estranho esses reflexos a noite com luzes artificiais, dependendo do angulo este reflexo aparece como se pudesse ver a lente implantada de certa forma isso eh normal. grato

    Olá Aguinaldo, você deve buscar esclarecimentos com o médico que lhe operou. Ele poderá confirmar se o pós-operatório vai transcorrendo normalmente.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  9. zelia disse:

    Boa noite, tenho 57 anos fiz catarata a 45 dias, vejo tudo muito bem, mas desde o segundo dia e q fiz a revisão vejo uma sombra preta na lateral do olho operado, não toda hora, e agora começou com uma sensação de corpo estranho, será que tá inflamado? isso é normal????? me responda por gentileza…..

    Oi Zélia, você deve buscar esclarecimentos sobre o que é “normal” e o que não é, com o médico que lhe operou. Procure dirimir todas essas suas dúvidas.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  10. patricia disse:

    posso voltar a trabalhar depois de quanto tempo da cirurgia de catarata tenho 28 anos.

    Olá Patrícia, é preciso se resguardar por alguns dias, mas somente seu médico pode liberar sua volta ao trabalho.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  11. regina oliveira disse:

    boa tarde, ao tentar um esclarecimento maior sobre o caso de minha mae, encontrei o site de vcs e achei muito valioso pelas explicacoes e objetividade. Minha mae tem 74 anos e faz 40 dias que operou da catarata de um olho, era uma catarata grande e velha. Apos a cirurgia, fez-se o repouso e aplicacoes de colirios, porem reclama muito de pinicacoes no olho, tem dia que melhora outro piora. O medico disse que esta cheios de pontinhos que sao provenientes de olhos secos. estamos preocupadas, pois nao sabemos se realmente devemos esperar a melhora ou se procuramos uma segunda opiniao. Ja que o mesmo, esta sempre disposto a ajudar e a mudar o tratamento cada vez que voltamos em consulta. Espero contar com vossas ajuda.
    agradecida,
    regina

    Olá Regina, é importante que sua mãe esteja sendo bem assistida. Sempre é bom não sair do consultório com dúvidas sobre o tratamento e o pós-operatório. Na próxima consulta questione o médico e peça esclarecimentos sobre o andamento do tratamento. Na dúvida, marque uma consulta o quanto antes.
    Grato por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  12. Tenho 60 anos de idade, fiz cirurgia de catarata em Presidente Prudente SP.,ficou ótimo, faz ( 1 ) um ano, e agora não mais consigo ler sem oculos, devo usar algum tipo de colirio, ou isto é normal, aguardo resposta

    Dr. Elias, depois de uma cirurgia de catarata é preciso passar por exames de visão mais frequentes, que podem indicar algum desconforto.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  13. Sabrina Oliveira disse:

    Bom dia,

    Minha mãe realizou a primeira cirurgia no dia 25/09, e enxerga normalmente deste olho durante. No entanto, neste último domingo, ela saiu à rua durante a noite e notou que as luzes de postes e carros passaram a ter um “fio comprido de luz” (pela descrição) parece ser como o reflexo da luz ao olhar para ela com um óculos.
    É normal isto acontecer?
    Antecipadamente, Obrigada.
    Sabrina

    Olá Sabrina, procure o médico que orientou a cirurgia e esclareça se esses sinais são normais no pós-operatório dela. Cada caso é diferente do outro.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  14. severino luiíz da silva disse:

    fui fazer a cirurgia de catarata, apos a cirurgia a médica enformou que não possível colocar alente tem que esperar algumas semanas fazendo tratamento, pergunto é normal este procedimento, por favor tire a minha dúvida, obrigado

    Olá Severino, cada caso é diferente dos demais, a recomendação é entrar em contato com seu médico e esclarecer qualquer dúvida.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  15. Thais disse:

    Boa noite,
    Gostaria de saber porque alguns médicos inplantam a lente intraocular em bebês e outros esperam a criança crescer.

    Olá Thais, o diagnóstico e as opções de tratamentos podem não ser iguais. O especialista precisa avaliar uma série de fatores a fim de indicar o melhor tratamento possível. Por isso, que dizem que cada caso é um caso.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  16. Boa tarde!
    Minha mãe fez duas cirurgias no mesmo olho de catarata e segundo o médico ela estava muito profunda e por isso não colocou a lente. Afirmou que o olho deveria cicatrizar bem antes da colocação da mesma, evitando desta forma problemas futuros. O olho dela fica vermelho, normalmente no início da noite, e às vezes ela reclama de um pouco de dor.
    O médico deu um prazo de 3 meses até a colocação da lente. Agora, segundo minha mãe, ela já está conseguindo enxergar melhor.
    O médico afirmou que não houve descolamento de retina e que está tudo sob controle.
    Isso procede?

    Muito obrigada!

    Olá Márcia, o importante é seguir a orientação do especialista e esclarecer todas as intercorrências com ele. Quanto ao diagnóstico de não descolamento de retina, somente o exame pode confirmar.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  17. José Marcos de Oliveira Branco disse:

    Ola Senhores, Fiz dia 15/10/2014 cirurgia de catarata do olho direito, eu usava óculos multifocal, Com todos que converso ouço dizer que logo após a cirurgia 1 ou 2 dias depois ja enxergam perfeitamente. Eu operei esta fazendo 5 a 6 dias e minha visão para leitura de longe do olho NÃO OPERADO que é o esquerdo esta praticamente igual ao do olho operado. Isto é NORMAL. Como é determinado o grau colocado na lente?
    A lente que é da MARCA RAYNER. Esta lente é de boa qualidade? Aguardo resposta urgente. Obrigado e boa noite

    Olá José, o importante é esclarecer todas as questões do pós-operatório com o seu médico. O esclarecimento sobre a lente deve ser prestada pelo especialista.
    Qualquer dúvida entre em contato pelo fone (41) 3222-4222.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  18. José Marcos de Oliveira Branco disse:

    Completando a pergunta anterior minha mesmo, o Dr. que me operou disse que tirou 1,75 grau do meu olho direito(o que ele fala é que esta quantidade de grau tirada é traansferida para lente?). Quando ele fala que tirou significa que eu terei que estar enxergando muito bem então? Porque como disse acima minha visão para longe do olho direito (OLHO OPERADO) esta igual ao do esquerdo não operado. A visão para perto continuo necessitando de óculos para enxergar bem, principalmente no computador, ler jornal etc… É normal tudo isto?

    Olá José Marcos, a emendação é buscar o médico que fez os exames e realizou sua cirurgia e procurar esclarecer todas as suas dúvidas com ele.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  19. ANESIO LEDES PRIMO disse:

    BOA TARDE.

    TENHO QUE FAZER O MAPEAMENTO NO DIA 03 11 14 AS 09:30HS NO HOSPITAL DOS OLHOS DO PARANA.
    JA FIZ TODOS OUTROS EXAMES.
    PERGUNTO, A CIRURGIA DE CATARATA DO MEU OLHO DIREITO SERÁ FEITO NO PROPRIO DIA 03 DE NOV?

    DESDE JA AGRADEÇO.
    ANESIO LEDES PRIMO
    PONTA GROSSA PR CEP 84020-090
    04299180867
    03232260866

    Olá Anesio, esclareça sua dúvida pelo fone (41) 3222-4222.
    Grato por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  20. Michelle disse:

    Olá! Não sei se irão me responder, mas, não custa tentar. Então.. tenho 22 anos e já nasci com catarata. Operei por volta dos meus 10, 11 anos, os dois olhos. porém ainda preciso usar óculos (tenho entre 3 e 4 graus), tanto para longe, quanto para perto. Tenho as vistas ruins e, praticamente, não consigo ler nada sem meu óculos. Às vezes, até com o óculos, tenho dificuldade na leitura. Imaginei que, com a retirada da catarata, a visão voltasse ao normal, 100%, mas, não. Quero saber se tudo isso é normal, se é assim mesmo e se, caso eu opte pelas lentes intraoculares, minha visão melhorará consideravelmente ao ponto de eu aposentar meu óculos? rs

    Michelle, a medicina oftalmológica está em franca evolução. As técnicas e os procedimentos avançam a cada dia. O Hospital de Olhos do Paraná é referência nacional no tratamento da catarata, especialmente no implante de lentes intraoculares. Essa cirurgia é uma das mais procuradas.
    Entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 para outras informações. Quem sabe você abandone de vez seus óculos. Torcemos isso.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  21. Pedro Augusto Felix da Silva disse:

    fiz a cirurgia de catarata no ultimo dia10/11/14 – mas minha vista ficou embaçada (parece olho de motor jogado no vidro) e riscos de sangue que ficam dançando no meu olho, quando isto vai desaparecer.

    Olá Pedro, a recomendação é esclarecer todas as suas dúvidas no pós-operatório com o seu médico.
    Entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 para outras informações.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  22. Cléber fabiano disse:

    Boa noite meu sogro fez 82 ano e fez a cirurgia de um olho já faz uma semana e ele não ta enchergando nada é normal.

    Olá Cleber, a recomendação é entrar em contato com o oftalmologista que realizou a cirurgia e esclarecer as dúvidas quanto ao pós-operatório.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  23. CELESTE disse:

    Tenho 66 anos. Fiz cirurgia de catarata em 09/09/14 implantei lente. Estou enxergando bem e a claridade não me incomoda. O que sinto: Em um local ou objeto claro vejo diversos pontos pretos e cinzas bem miúdos movimentado-se , me causa desconforto. Isso é normal? Tem tempo de duração? já são passados 68 dias. Obrigado . Aguardo resposta

    Olá Celeste, é preciso uma melhor avaliação por parte do seu oftalmologista. Alguns desses sinais tendem a sumir com o tempo, mas é importante esclarecer com o especialista, principalmente, para tranquilizá-la.
    Qualquer dúvida, entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 e receba informações.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  24. Elizabete Noda disse:

    MInha mãe tem 90 anos e perdeu interesse pela TV e leitura. Levei ao oftalmologista e este informou a presença de catarata em fase avançada. Realizou a cirurgia no dia 30/10 e no mesmo dia o médico informou que havia restado catarata, e que talvez fosse necessário outra cirurgia. No dia seguinte retirou o curativo e desde então está sendo medicada com VIGADEXA e PRED FORT(3 vezes ao dia cada um). No momento está aguardando autorização para segunda cirurgia. Houve aumento da pressão ocular e agora também está fazendo uso do DRENATAN(uma vez ao dia). Pergunta: Ela corre o risco de perder a visão devido a demora da segunda cirurgia ou pelo uso contínuo do PRED FORT? Segundo a bula o uso prolongado causa aumento da pressão, perfuração da córnea, catarata, e etc.

    Olá Elizabete, estas dúvidas precisam ser esclarecidas com o cirurgião que operou sua mãe. Ele pode comentar sobre o pós-operatório, sobre o uso dos medicamentos e a necessidade de um novo tratamento.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  25. S.B.S. disse:

    Eu tenho 36 anos e meu olho direito começou a incomodar, doía, e parecia ter alguma neve a frente, ao tapar o olho esquerdo com a mão notei que não estava enxergando direito como enxergo pelo esquerdo. Nunca senti problema de vista. Sempre li tudo independente do tamanho da letra. Essa semana consegui uma consulta para o oftalmologista e ao ser consultada descobri que estou com catarata subcapsular posterior. Vou fazer um outro exame mais detalhado. Sendo que com a lente do óculos, ele testando eu passei a enxergar bem. Ele falou que está no início. Mas tenho dúvidas e levei um baita de um susto. Achei q catarata só acontecia com idosos, sendo q lendo observei que essa dá em pessoas jovens. Gostaria de saber se posso fazer a cirurgia de imediato? Qual a porcentagem de sucesso da cirurgia??

    Olá SBS, a catarata é uma doença de alta prevalência em idosos, mas pode acontecer pessoas jovens e até crianças. Basta passar por exames e ter a indicação médica que a cirurgia é marcada sem demora. A cirurgia tem alto percentual de sucesso.
    Entre em contato pelo fone (41)3222-4222 e receba os esclarecimentos.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  26. gislaine disse:

    Boa tarde,

    Meu pai tem glaucoma e enxergava bem pouco somente de uma vista. Sugeriram que eles fizessem a cirurgia para retirada de catarata, porém a pressão ocular aumentou e não foi possivel colocar a lente. O medico disse que o olho dele era muito pequeno, igual ao de uma criança de 03 meses. Ou seja o pouco que ele enxergava piorou após o procedimento. Não ha nenhuma lente que ele possa usar?

    Olá Gislaine, é preciso passar por exames mais apurados a fim de um diagnóstico correto e possibilidade de tratamento.
    Entre em contato pelo fone (41)3222-4222 e receba os esclarecimentos.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  27. Luan rafael disse:

    Ola eu queria saber se vc tiver catarata fechada e demora pra fazer a cirurgia se isso preojudica vc voltar a enchergar ??

    Luan, a pessoa com catarata tem diminuído o seu campo de visão e a visão corre riscos.
    O ideal é buscar um oftalmologista e conferir as possibilidades de tratamento o quanto antes.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Ass. de Imprensa

  28. nelma arantes disse:

    Em 1990 fiz duas cirurgias em cada olho para corrigir miopia, e agora com a idade apareceu catarata. Consultei 3 oftalmologistas sendo dois contra a cirurgia e um a favor.As minhas corneas são bastantes cortadas por diamantes que era o procedimento da epoca. Acontece que agora a catara ja esta me deixando completamente sem a visão do olho direito e o o outro olho tambem ja esta comprometido com um começo dela,. O que faço?

    Olá Nelma, você deve buscar um especialista e refazer seus exames para um diagnóstico mais apurado e conhecer as opções de tratamento. De lá para cá, as técnicas evoluíram muito e as possibilidades se ampliaram. Caso se interesse entre em contato pelo fone (41) 3222-4222. Gratos por considerar nosso hospital.
    Atenciosamente
    Ass. de Imprensa

  29. maissa disse:

    Meu pai fez cirurgia de catarata do olho direito e hj completa 10 dias, vejo a palpebra inferior inchada. Gostaria de saber se isso é normal. Obg

    Maissa, o inchaço no pós-operatório é normal, no entanto, se persistir ele deve voltar ao cirurgião para uma nova avaliação.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente,
    Assessoria de Imprensa.

  30. artur dionizio disse:

    Dr fiz a cirurgia de catarata,eu tinha astigmatismo no olho operado,o que não foi corrigido com as lentes e além disso não enxergo de perto,acho que as lentes são monofocais,pois a cirurgia foi feita pelo sistema público.
    Gostaria de saber se daqui a 1 ano posso refazer a cirurgia de catarata e colocar lentes multifocal,com todos os exames aprovados.Desde já grato.

    Artur, você deve procurar o cirurgião responsável pelo procedimento e esclarecer suas dúvidas. Também saber da possibilidade de uma nova cirurgia e qual o prazo para que ela aconteça.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  31. stefanny disse:

    Ola, minha Tia fez a cirurgia de catarata, porem nao colocou a lente intra ocular pois o medico diz que seu olho rejeitou a lente. estou preocupada pois ela ja enxergava muito pouco e so de um olho. Colocou a lente e tirou novamente na mesma cirurgia. Queria saber porque isso ocorre e se tem algum perigo?? Se puder me responder fico grata!!!

    Olá Stefanny, suas dúvidas só podem ser dirimidas por meio de exames ou pelo próprio cirurgião responsável pelo procedimento.
    Entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 e receba informações.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  32. Mila disse:

    Olá, minha mãe fez cirurgia de catarata há 2 meses e ainda não colocou a lente, o médico que a operou disse que ela precisava de uma lente especial para o caso dela. Existe algum risco por ela ficar tanto tempo esperando para implantar a lente?

    Olá Mila, o cirurgião responsável pela cirurgia (por ter um plano de tratamento) é a pessoa indicada para esclarecer o pós-operatório da cirurgia.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  33. Boa tarde!
    Tenho 57 anos e passei por facoemulsificação com implante de LIO , há exatamente 2 meses.
    O profissional que me cirurgiou é do Hospital Ofatalmológico de Sorocaba s/p; um dos mais modernos e conceituados Hospitais do País. Tudo correu muito bem, a cirurgia demorou 10 min, segundo o médico; porém não estou enxergando nada, digo, enxergo apenas um metro a minha frente. Já retornei com esse médico 8 vezes , e ele diz que está tudo “maravilhoso”, que a cirurgia foi um sucesso, que a cicatrização está excelente, que…………. tudo “maravilhoso” querendo marcar a cirurgia do outro olho , o esquerdo para o mais breve possível ( cirurgiei o olho direito); enfim tudo “lindo” como num conto de fadas.
    Como ele não me dava nenhuma “luz” do que estava acontecendo , procurei outros profissionais ( 5 ), pois quero uma explicação plausível do que aconteceu. IMPORTANTE SABER :- que nunca tive miopia em toda minha vida e minha visão está míope; tanto que outro profissional me receitou óculos de grau para míope….não me conformo. Esse médico que receitou óculos é professor de Catarata da USP. Levantou várias hipóteses do que poderia ter acontecido; edema macular, descolamento da retina, inflamação pós cirurgia, …..erro de refração da LIO – aí ” senti caindo num abismo”. Fui a outro profissional, onde fiz Mapeamento, que também não me esclareceu nada. Fui a outro, onde fiz Tomografia de coerência óptica; em que o resultado foi o mais “lindo possível” para esse tipo de cirurgia. Com toda documentação em mãos estou num verdadeiro calvário.
    Fui em outro profissional ( mulher) que também levantou a hipótese de erro de grau da LIO; mas não afirmou.
    Por indicação fui em um profissional em São Paulo, Capital; com todos documentos ( exames ) em mãos .
    Também decepção total. “NADA ME EXPLICOU ALÉM DO QUE EU JÁ ESTOU “CARECA” DE OUVIR”.
    Não vou fazer cirurgia no olho esquerdo enquanto não tiver uma explicação plausível do que realmente aconteceu. Se tudo tá perfeito , O QUE ACONTECEU?!?!?
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM CÓDIGO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE MEDICINA EM QUE UM ENCOBRE O ERRO DO OUTRO…….não tenho dúvida de que alguma coisa está errada, mas ninguém me diz. O erro no grau da LIO , foi o que todos “jogaram no ar”, mas nenhum foi honesto o suficiente para afirmar isso (talvez um código de ética ?!?!?! ) Estou certa que foi isso que aconteceu, UM ERRO BÁSICO, PRIMÁRIO.
    Estou REVOLTADA com tantas falcatruas entre as pessoas (não generalizando ).
    Minha pergunta é :- O QUE EU FAÇO ???
    Paguei para tirarem minha visão??? Sempre fui e sou uma pessoa saudável, tanto que o procedimento foi tudo “maravilhoso” segundo os 5 profissionais que consultei mais o próprio cirurgião. Mas, porque não me explicam o que aconteceu?!?!
    Grata.
    ATT
    Elisabete Alves

    Lamentamos o seu caso!
    Infelizmente, não podemos avaliar qualquer quadro clínico por redes sociais.
    Da mesma forma, por desconhecer em detalhes o seu histórico, nos reservamos a não comentar as suas denúncias.
    Prezamos por serviços de qualidade dos nossos profissionais, pela transparência e pelo correto atendimento ao paciente.
    Atenciosamente,
    Assessoria de Comunicação
    Hospital de Olhos do Paraná

    • Regia Xavier disse:

      Elizabete
      Eu também estou me sentindo enganada.
      Eu tinha 2,5 graus de astigmatismo. Fiz cirurgia de catarata nos 2 olhos. Foram implantadas lentes, no valor de R$ 8.000,00., com a promessa de que eu não iria mais usar óculos. No entanto fiquei míope. E agora apareceu edema de mácula. Estou indignada com tanta falta de ética por parte destes profissionais. O médico que me operou, teve a coragem de me dizer que as mulheres preferem ser míopes. Procurei outro profissional, mas ninguem me explica o porque de após gastar esta fortuna, ainda terei que usar 2 óculos, 1 para longe e outro para perto. As cirurgias foram feitas com intervalho de 24 horas. No 5º dia pós cirurgia, o meu olho esquerdo estava com inflamação e após 20 dias resultou em conjuntivite hemorrágica em ambos os olhos. Outro médico diagnosticou que durante o procedimento cirúrgico ficou “um fiapo” dentro do meu olho esquerdo. Terei que passar por nova cirurgia para a retirada “deste fiapo” que pode estar causando esta inflamação e edema de mácula. Estou pensando seriamente em processar este cirurgião (conceituado) e o hospital também é referencia.
      Att.
      Régia Xavier

  34. Marco Aurélio Pinto Berrêdo disse:

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber como posso identificar se foi colocado nos olhos da pessoa que fez a cirurugia de catarata as lentes certas, pois comprei umas lentes por R$ 8.000,00, pois fui informado que as lentes que meu plano de sáude cobria não eram boas, e me informaram que estas vendidas no hospital eu não usaria mais óculos, ocorre que não enchego nada sem óculos.

    Marco, a recomendação é esclarecer suas dúvidas com o cirurgião responsável pela cirurgia, expondo suas dúvidas e o problema de não estar enxergando sem os óculos.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  35. Maria das Graças Araujo Melo disse:

    POR QUE VOCÊ NÃO TIRA AS DUVIDAS DAS PESSOAS, SO DIZ PRA PROCURAR O SEU MEDICO. CERTAMENTE AS PESSOS JA FORAM E CONTINUARAM CIM DUVIDAS. fOI O QUE ACONTECEU COMIGO..e MELHOR O SENHOR TIRAR ESSE SITE.nÃO DIZ NADA.

    Olá Maria das Graças, os desconfortos e distúrbios visuais, em sua maioria, dependem de uma investigação mais aprofundada, de testes e exames detalhados. Os tratamentos oftalmológicos são individuais, pois cada pessoa reage de uma maneira a um tratamento ou procedimento. Por isso, é impossível fazer diagnósticos ou indicar o melhor caminho para o tratamento pela internet, sem uma investigação completa. Este espaço está aberto para troca de informações, ideias e esclarecimentos sobre inovações e tratamentos disponibilizados pelo Hospital de Olhos do Paraná a fim de que possam esclarecer dúvidas e prestar orientações à população. Grato pelo entendimento.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  36. Bruna Carvalho disse:

    Olá, meu pai precisa fazer a cirurgia de catara, mas ele tem apenas visão em um olho, e toma anticoagulante devido a uma cirurgia do coração. Minha preocupação é, existe algum risco de hemorragia? a cirurgia seria muito perigosa no caso dele? e referente aos tipos de lentes, imagino que seria melhor usar a lente importada devido ao tamanho do corte, que seria menor, pois é flexível, estou correta? Agradeço muito.

    Bruna, se a cirurgia ou consulta já estiver marcada, é importante passar essas informações para o médico, que também esclarecerá as dúvidas citadas.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  37. everton disse:

    tenho 33 anos e recentemente durente um exame admissional foi detectada uma catarata congenita no meu olho esquerdo. Sempre enxerguei bem e por isso nunca desconfiei de nada. enxergo 50% com esse olho esquerdo. Gostaria de saber se posso operar e quais as chances desse olho enxergar 100%? Desde ja meu muito obrigado.

    Olá Everton, após exame minucioso, o médico vai encaminhar a melhor forma de tratamento e a probabilidade de sucesso da cirurgia.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  38. adilson disse:

    Minha esposa fez cirurgia de catarata em um olho e ja faz tres dias e nada esta vendo esta tudo embaçado. Isto é normal. Por favor responda.

    Adilson, no pós-operatório a visão pode ficar embaçada por alguns dias, mas logo volta ao normal.
    Caso o desconforto demore mais do que uma semana, busque orientações com o cirurgião.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  39. Genesio Frederico disse:

    Essa seção “Tirando Dúvidas” deveria ser respondida por uma assessoria médica e não por uma assesssoria de imprensa. As dúvidas das pessoa que escrevem para essa seção são de natureza médica e, evidentemente, um assessor de imprensa que, provavelmente, é formado apenas em jornalismo, não tem condições de responder adequadamente as perguntas feitas. As respostas dadas são sempre esta ” procure um médico para fazer novos exames”. Portanto, na minha opinião, escrever para a seção “Tirando Dúvidas” , do modo como ela funciona, é perda de tempo. O blog prestaria melhor serviço às pessoas se eliminasse a seção “Tirando Dúvidas” e fizesse constar no blog a seguinte informação: ” EM CASO DE DÚVIDA PROCURE O SEU MÉDICO OU PEÇA UMA SEGUNDA OPINIÃO MÉDICA PARA, SE FOR NECESSÁRIO, REALIZAR NOVOS EXAMES.

    Caro Genésio, está não é uma seção “tira dúvidas”. São comentários e questionamentos recebidos em nosso blog, que achamos por bem responder, ao menos orientando pacientes e outras pessoas que buscam algum esclarecimento sobre especialistas e especialidades do Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  40. Salette disse:

    Bom dia levei meu esposo fazer exame oftalmológico em maio de 2014 o medico diagnosticou catarata mas segundo ele não pode fazer a cirurgia devido a um tremor que ele tem (sequela de avc) como ele esta perdendo a visão toda desejo saber se tem alguma possibilidade de fazer a cirurgia .att Salette

    Olá Salette, é preciso passar por um exame mais apurado para ser liberado para a intervenção cirúrgica.
    Entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 e receba as informações.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  41. Talita disse:

    Bom dia!
    Minha mãe fez a cirurgia para remover a Catarata, mas a recuperação não está sendo fácil. Depois de algumas horas que voltou do hospital, ela sente muita dor próximo do olho ao ponto que passou mal do estômago gerando vômito, onde causou mais dor. Levamos de volta ao hospital e deram soro para melhorar o vômito, pois disseram que ela a não podia forçar muito.
    Estamos todos preocupados com essa recuperação, isso é normal?
    Grata!

    A recuperação da cirurgia de catarata pode levar até algumas semanas. Mantenha o cirurgião informado, caso os desconfortos continuem ocorrendo.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  42. fiz sirurgia de catarata a 30 dias e minha visão após a sirurgia ficou embaçada e diminuiu minha visão consultei o médico e ele me disse que é normal, sendo assim porque fazer sirurgia? se ficou pior doque estava?, oque devo fazer?responda-me por favor

    Valdir, ele deve ter colocado que a recuperação pode demorar algumas semanas, mas a visão deve voltar ao normal. Caso não aconteça, busque esclarecimentos com o cirurgião.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  43. iza guerreiro disse:

    Boa Tarde Dr. fiz cirurgia de descolamento de retina do olho esquerdo a 15 dias e estou usando vigadexa, minha pupila esta maior do que a outra , isto é normal? OBRIGADO !

    Olá Iza, procure esclarecer suas dúvidas com o cirurgião, colocando-o ao par desses desconfortos.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  44. Railda Aparecida de Araujo disse:

    Operei olho direito de cataratas dia 05/02/2015 no hospital de olhos do Paraná, no carmo, ja se passaram 28 dias e vejo tudo embacado, as cores nao estao naturais, tipo: preto fica desbotado, vermelho fica meio cereja’ num blusao de la em que as mangas sao verdes, ficam completamente cinzas. Ao longe vejo com duplicidade desfocado, e a noite nao vejo nada, tudo embacado, dirigir, nem pensar. Estou arrasada e tenho outro olho para operar esta co maiscataratas que o outro. Nao tenho coragem de fazer cirurgia, vou ficar sem enxergar direito com as duas.Alguemm responda por favor, deu errada a cirurgia? Usei o colirio receitado e continuo com o anti inflamatorio, termina dia 26/02.Aguardo resposta, obrigada…Indica: fazem 18 dias.

    Olá Railda, informe o seu médico sobre essas ocorrências e peça os necessários esclarecimentos sobre a recuperação do pós-operatório.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  45. Rose Leandro disse:

    meu neto nasceu prematuro de 28 semanas, quando sua mãe teve avc e morte cerebral, e foi diagnosticado em catarata congenita, a cururgia foi realizada dia 24/02/15, e no dia seguinte retornamos pra avaliação, e dra. marcou retorno no dia 10/03/15 pra retirada de pontos. minhas dúvidas,
    1- é necessário pontos neste procedimento?
    2- descobriu-se nesta cirurgia que ele tbém tem glaucoma. Será que ele pode não enxergar deste olho em razão do glaucoma? qual o procedimento correto?

    Olá Rose, entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 e procure um de nossos especialistas a fim de dirimir suas dúvidas.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  46. Josias B. de Sousa disse:

    Bom dia… eu fiz uma cirugia de catarata e ja se passaram 30 dias e ainda vejo muito embarçado, gostaria de saber se posso fazer novamente outra cirugia no mesmo olho para trocar de lente??? Obrigado e q Deus os abencoe

    Josias, o cirurgião deve ter explicado que alguns sintomas, entre eles, olhos embaçados fazem parte do pós-operatório de catarata. Aos poucos sua visão deve melhorar, caso contrário busque o médico para uma melhor avaliação.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  47. Valéria Lopes disse:

    Boa-noite,
    gostaria de saber sua opinião sobre a cirurgia de catarata sem ter catarata, ou seja, implantar a lente multifocal resolvendo, assim, os problemas de visão.

    Abraço , Valéria Lopes.

    Olá Valéria, a cirurgia de catarata só tem indicação mediante o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, que não pode ser prevenida, nem evitada, uma vez que atinge, praticamente, todas as pessoas a partir dos 60 anos.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  48. Solange Regina disse:

    Boa noite, minha mãe fez a cirurgia hj pela manhã no hospital dos olhos do Carmo viemos pra casa e ela não esta aguentando de dor o que pode ser?

    Olá Solange, caso a dor (muitas vezes é normal no pós-operatório) persista, entre em contato com o hospital para novas avaliações com seu médico.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  49. Sonia disse:

    Boa Noite!!!
    Dr.. gostaria de saber, que eu fiz uma cirurgia de catarata a Lays 7meses, fui no meu oftalmologista, reclamei com ele que desde que operei não consigo enxergar direito, a noite muito reflexo, dizem que iris, ele fez um exame que eu acho que foi uma ultrassonografia, ai depois do exame fez o Lay’s, e disse que em 2 ou 3 dias estaria enxergando melhor, mais foi o contrario continuo com o mesmo problema e enxergando menos. Ja voltei nele, disse que era assim mesmo.
    Enfim nós pacientes não sabemos o que verdade ou não. Então gostaria de saber sua opinião. Me mandar eu ir no meu medico, não adiantar, pq ele diz que e assim mesmo. gostaria de saber a sua opinião. Obrigada

    Sonia, a dica é, realmente, voltar ao seu médico e procurar respostas dele, já que ele está de posse de seus exames e pode lhe esclarecer melhor.
    Caso tenha interesse em “ouvir” uma segunda opinião estamos à disposição. Ligue para (41) 3222-4222 e receba as informações necessárias.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  50. Jenniffer disse:

    Bom dia, doutor meu filho tem três anos e fez a cirurgia do cristalino e catarata duas vezes pois na primeira vez q lente se soltou então a médica optou Por fazer colocando pela parte branca e disse que agora terá que retirar os pontos, minhas dúvidas são esse procedimento realmente acontece, pois não achei nada que fala sobre isso e o que causa isso, pois ele tem isso desde quando nasceu.
    Obrigada!

    Oi Jennifer, estes pontos são minúsculos e a retirada futura pode ou não ser necessária. Procure se inteirar de mais detalhes com o cirurgião.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  51. Mr. Marven disse:

    Fiz cirurgia de carata do primeiro olho (olho direito) dia 09/11/2014. Até a segunda revisão transcorreu bem Enxergava razoavelmente. Transcorrido este período mais precisamente após a citada revisão percebi uma diminuição e embaralhamento desta visão. Após a operação (cirurgia) do segundo olho (olho esquerdo) percebi que que a minha visão do primeiro olho operado estava muito diferente do segundo apresentando uma diminuição bastante acentuada, embaçamento e embaralhamento. Agora estou enxergando bem com o olho esquerdo quando vejo tudo com uma nitidez inquestionável. Maravilhosamente bem! Porém o olho direito está dando diferença. Até aproximadamente três metros leio as letras igualmente com o dois olhos. No entanto em distancias superiores a 12 metros letra garrafais ficam embaçadas, esmaecidas e embaralhadas. Pergunto: o que deve ter acontecido? É possível fazer nova cirurgia de reparação? Essa cirurgia de catarata pode ser feita mais de uma vez? Posso solicitar uma nova cirurgia para trocar a lente intraocular por uma nova intraocular corretiva? Agradeço me orientarem sobre estas minhas dúvidas. Peço resposta urgente!

    Marven, é possível a realização de novos procedimentos cirúrgicos para correção. Sua cirurgia foi realizada no Hospital de Olhos do Paraná? Em caso afirmativo, entre em contato com seu oftalmologista ou receba outros esclarecimentos pelo fone (41) 3222-4222.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  52. Marco Antonio Lopes Neves disse:

    vou ter que fazer a cirurgia da catarata, e gostaria de saber se a lente nacional é de boa qualidade, porque meu convenio medico só pagam por estas lentes.
    Grato

    Olá Marco, as lentes nacionais são de boa qualidade e trazem ótimos resultados. As importadas possuem uma tecnologia que facilita o procedimento.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  53. nair disse:

    É normal a demora para voltar a enxergar após a cirurgia de catarata? A cirurgia foi feita há três dias e o paciente ainda não vê. Relata claridade e esta desaparece em parte do dia.

    O cirurgião deve ter explicado que essa dificuldade pode demorar por mais alguns dias.
    Caso demore por mais algumas semanas é importante voltar a consultar o cirurgião.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  54. Iramara Rafaela Vicente Ramalho disse:

    Olá, bom dia!
    Tenho 25 anos e tive que operar da catarata meu olho direto. Já tem oito meses que fui operada, o pós operatório foi bom, me recuperei super bem, porém, outras pessoas conseguem ver que tenho uma lente dentro do olho. Elas me perguntam o que eu tenho dentro do olho e porque ele está brilhando tanto.. Eu respondo que tenho uma lente implantada através da cirurgia de catarata.
    Me sinto muito constrangida, perco até a vontade de sair de casa, pois é muito fácil de perceber, até eu mesma consigo ver no espelho!
    Queria saber, é normal as pessoas notarem isso no meu olho? Existe algo que pode ser feito para que isso não aconteça mais? O que?
    Grata desde já.

    Iramara, a priori, o que mais importa é sua saúde ocular e a recuperação da sua visão. Caso, a questão estética influencie sua qualidade de vida, seria interessante buscar auxílio com um especialista e verificar outras possibilidades. Entre em contato pelo fone (41) 3222-4222 e obtenha outras informações.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  55. Mariana Glasner disse:

    Meu avô operou o olho esquerdo em duas etapas. 1º a extração da catarata. Aí com duas semanas colocou uma lente multifocal (cujo o médico havia dito que enxergaria até uma formiga). Já faz 3 semanas após a 2º etapa e ele ainda não estar enxergando bem. Ver tudo embaçado e o médico disse que não sabia se ele iria voltar a ler, mas antes disse q enxergaria até uma formiga. Estamos em dúvida se o médico foi um otimista irresponsável, se não saiu como ele esperava ou se houve um erro. Considerando que deu tudo certo, gostaria de saber qual o tempo máximo (estimado ou o caso mais grave relatado) de recuperação após a 2º etapa?

    Att
    Mariana Glasner

    Olá Mariana, o tempo para definir o sucesso de uma cirurgia deve ser estimado pelo cirurgião e varia a cada caso, além disso, depende de muitos fatores, que devem ser de conhecimento do especialista.
    Grato por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  56. Adaías disse:

    Os oftalmologistas fazem o seu trabalho com profissionalismo, ao diagnosticar e prescrever a lente para os seus pacientes. Nada de anormal.
    Colocamos a receita no bolso, nos dirigimos a uma ótica e, somos informados do dia de receber o óculos. Aquelas letras e números, para a grande maioria dos mortais não é tão difícil de entender, depois de ouvir a explicação do Dr.
    Aquela duvida, sempre fica no ar, pois, não é difícil esquecer daquelas palavras complicadas do Dr.
    Tenho uma receita e gostaria que me ajudassem a interpretar as informações:
    OD______de -50 – OC 25 OE_____de -50 – DC 80

    Adaías, os códigos passados na receita fazem parte da comunicação entre o oftalmologista e o pessoal que vai confeccionar o óculos. As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente. As receitas ficam divididas em duas partes: grau de longe e grau de perto.
    Os números que aparecem antes da abreviação .esf significam o grau de miopia ou de hipermetropia, além de outras instruções para confecção das lentes corretas.
    Em caso de dúvida peça esclarecimentos ai seu oftalmologista.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  57. eduardo disse:

    Para que existe esta coluna se a respostas é sempre a mesma…procure seu oftalmologista.

    Olá Eduardo, porque, independente dá orientação, recomendação ou dica passada, é impossível ajudarmos identificar ou garantir um diagnóstico já que somente exames clínicos ou específicos podem investigar a doença e ajudar a sugerir o melhor tratamento.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  58. Olá, Dr.
    Fiz cirurgia de catarata, e foi muito bom porem, um olho ficou diferente, não tão bom quanto o outro. conversei com o médico e ele disse que tinha colocado uma lente com 1 grau de miopia, para que eu enxergasse melhor para longe por este olho, e isto não acontece, nem perto nem longe eu enxergo bem, fica meio embasado, enquanto que o outro é perfeito. O senhor acha que o procedimento foi correto? ou necessita de algo mais.

    Humberto, por vezes, alguns sintomas são percebidos durante o período pós-operatório e desaparecem com o tempo.
    A opção pelo procedimento é do cirurgião, já que conhece seu histórico clínico. Caso a visão não fique clara com o tempo, busque esclarecimentos com seu médico.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  59. claudinei de oliveira disse:

    olá me chamo claudinei sou de tamarana fiz cirurgia de catarata a muito tempo atras quando era novo só que porem acabei perdendo minha visão direita não teve sucesso mas porem toda vez que faço exames me perguntam fizeram cirurgia de catarata me perguntam colocaram lente e depois dizem seu olho não tem lente será que foi isto que deu problema e fez minha visão acabar mesmo que não tenha lente pode por esta lente que não foi colocada.

    Olá Claudinei, só um exame clínico para responder sua questão.
    Busque um especialista e esclareça suas dúvidas, até mesmo para a possibilidade de cirurgia.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  60. aida disse:

    estou com 70 anos e fiz cirurgia de catarata no olho esquerdo implantando lente para longe,Ao voltar para exame posterior o medico me propos colocar lente IO para perto no olho direito dizendo que ele fez essa oopção para ele mesmo e que e bom.É normal, será que não vai causar problema para minha vista?

    Olá Aida, quando a cirurgia é bem orientada e os exames clínicos autorizam, essas lentes são bastante confiáveis.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  61. Ola… Bom Dia…
    Meu pai operou sexta feira dia 24/04, ele disse que demorou muito a cirurgia..
    Ai ele ficou nervoso, pois ele já tinha operado o outro olho e foi muito rápido.
    Meu pai disse que até hoje dia 28/04 ele não esta enxergando nada.. está tudo embaçado. Ele está muito preocupado. Meu pai esta com 70 Anos.. Na primeira cirurgia foi tudo tranquilo depois de 2 dias ele enxergou perfeitamente… essa agora parece está dando complicações. gostaria de saber se pode agravar ou é um período normal de recuperação, pois meu pai está com medo de não voltar a enxergar novamente deste olho.

    Ariana, cada cirurgia tem seu grau de complicação. O período pós-operatório, também.
    Caso os problemas persistam por mais alguns dias, busque o cirurgião para esclarecimentos.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  62. Dilma Sombrio volpato disse:

    Faz 5 dias hoje que fiz cirurgia de cataratas nos dois olhos. Saí já enxergando um pouco, no mesmo dia estava zapeando no celular. Estou feliz com o resultado.Graças a Deus.

  63. marlene disse:

    BOA NOITE ESTOU EM BUSCA DE AJUDA,FIZ CIRURGIA DE CATARATA,FAZ CINCO MESES,
    MEU OLHO ESTÁ HORRIVEL,NÃO CONSIGO ENXERGAR DE LONGE FICA COMO SE EU ESTIVESSE USANDO
    UM ÓCULOS DE LENTE BEM FORTE,FICA TUDO EMBAÇADA A VISÃO,VOLTEI AO MÉDICO E ELE DISSE QUE É NORMAL,ACHO QUE A LENTE FOI TROCADA.O QUE POSSO FAZER?AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA.

    Marlene, talvez seja importante buscar uma “segunda” opinião para te deixar mais tranquila quanto à recuperação.
    Gratos por considerar o Hospital de Olhos do Paraná
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

  64. JADER MATIAS DE ANDRADE disse:

    Prezados Senhores,

    Tenho catarata em um olho. Para as coisas do dia a dia não incomoda, mas, sou programador e dependo muito da visão e estou analisando a opção de executar o procedimento. Entretanto, se eu me restringisse aos comentário aqui do Blog desistiria.

    Tenho uma pergunta a fazer:
    Existe alguma forma de fazer seguro para esse procedimento?
    (eu sou uma pessoa disciplinada, metódica e responsável. Sei da importância do pós-operatório na cirurgia de catarata e dependo bastante da visão para minhas atividades e tenho lido informações muito positivas e investigado estatísticas confiáveis… Mas, como todo procedimento tem seus riscos…).

    Jader, você deve constatar que cada caso é um caso. Desconhecemos algum tipo de seguro para o procedimento. O principal “cuidado” é buscar profissionais de reconhecida capacidade, que indiquem a melhor opção para o seu caso e passar pelos exames que proporcionam um diagnóstico correto. No Hospital de Olhos do Paraná, os especialistas dominam as mais modernas técnicas cirúrgicas, tornando a cirurgia rápida. Nossos excelentes resultados comprovam isso. Gratos por considerar nosso hospital.
    Atenciosamente
    Assessoria de Imprensa

    • JADER MATIAS DE ANDRADE disse:

      Obrigado pelo atendimento e esclarecimento! Eu os procuraria se não morasse tão distante do Estado do Paraná…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

* Qual o resultado de: 4 + 2?