Falta de vitaminas pode causar problemas de visão

Uma pesquisa recente, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 98% da população brasileira tem alimentação deficiente, com baixos índices das vitaminas E e D. O dado é preocupante, tendo em vista que são justamente essas vitaminas as responsáveis por garantir a saúde da visão.

A alimentação pobre em vitaminas E e D é uma das causas da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Peixes e verduras de folhas verde-escuras são fontes de vitaminas D e E.

, considerada pela Organização Mundial da Saúde a maior causa de cegueira no mundo. No Brasil, ela atinge quase três milhões de pessoas acima de 65 anos.

A DMRI é causada pela morte das células da mácula, que é a parte central da retina, membrana que reveste o fundo do olho. A vitamina E interrompe a degeneração dessas células e a vitamina D ajuda a boa circulação do sangue, que conduz o oxigênio à retina.

Os problemas na retina se manifestam com imagens borradas no centro da visão e linhas distorcidas. Nestes casos, é preciso procurar um oftalmologista.

A degeneração da mácula pode ser de dois tipos: a seca (mais comum) e a úmida. Ambas se caracterizam pela diminuição no aporte de oxigênio para a mácula. A diferença é que na úmida, para tentar vencer a falta de oxigênio, o organismo cria uma rede anômala de vasos sanguíneos sob a mácula.

Para prevenir a DMRI, lançando mão de uma alimentação saudável, é preciso reforçar a ingestão de alimentos ricos nas vitaminas D (derivados do leite, peixe e fígado) e E (gérmen de trigo, cereais integrais, ovos, óleos vegetais e vegetais de folhas verde-escuras).

A equipe de especialistas do Hospital de Olhos do Paraná, em Curitiba, lembra que essas vitaminas só são ativadas no organismo mediante exposição diária ao sol, por 20 minutos, em horários em que os raios são menos nocivos.

Esta entrada foi publicada em Artigos e Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

* Qual o resultado de: 5 + 3?